21 de Março - Dia Internacional da Síndrome de Down

segunda-feira, 21 de março de 2011
Confesso: Ando meio paranóica com esse tema.
Verdade. Não dá pra não ficar, pensem comigo, é natural que alguém que comece a trabalhar em um hospital ou numa funerária passe uns dias pensando em como a vida pode ser frágil, numa hora estamos bem e dali a pouco acaba. Sem choro nem vela, sem argumento ou desculpa. Assim, esperando ou sem esperar, a vida passa, vai, finda.
Mesmo assim sou eu, estou atolada em um novo mundo, um mundo desconhecido e cheio de surpresas, um mundo que me encantou mas quie também abriu os meus olhos pra uma realidade que por não ser tão cor de rosa agora passou a martelar dentro da minha cabeça. É estranho ver os pais lutar tanto pela inclusão dos portadores, e a aceitação deles em escolas regulares, e qualidade de vida e blábláblá, e tentar entender o porque de a maioria deles "trancar" os filhos em casa. Se existe um instituto, um grupo ou uma fundação que lute pela inclusão por que não participar, por que não levantar a bandeira? Acreditem, muitos pais recusam ajuda, vou repetir RECUSAM ajuda, a gente corre, chama, faz visitas, distribui informação, mas os pais que já eram preconceituosos, antes de ter o filho, por viver na sociedade que a gente vive preferem não trazê-los, e é tão dificil lidar com isso, e tão fácil lidar com eles que essa posição chega a irritar.
Enfim, ninguém sabe se vai ter ou não um filho com a síndrome então a gente tem que começar a lapidar a visão do mundo a partir de hoje pra que se acontecer de Deus nos enviar um presente desse - quem conhece sabe que não  há palavra melhor pra definir do que presente - entenda a maneira com que ele vai encarar o mundo e viver, depende da maneira como o mundo é apresentado a ele.
Parabéns a todos os portadores por quebrarem tabús, e aos pais que lutam de verdade pra que amanhã o mundo seja mais igual e mais facil para todos.


Lembrem - se: Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida, que aceita as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino. #fikdik

0 comentários: